viver

Da Suiça até à Foz

Duarte Pernes 11.01.2016

O fondue é uma receita gastronómica de origem suíça cujas raízes temporais, acredita-se, remontam aos séculos XVIII e XIX, mas que se celebrizou a partir da Segunda Guerra Mundial, até chegar às mesas espalhadas um pouco por todo o mundo.

Inicialmente, o prato consistia em bocados de queijo – aquecidos no interior de uma lamparina a ferver –, acompanhados por pedaços de pão ou batatas por sua vez imersos, a posteriori, com uma espécie de garfo comprido, no queijo derretido. Hoje, o essencial do seu “modus operandi” mantém-se inalterado, mas foram-lhe acrescentados variadíssimos ingredientes, que podem divergir consoante a região, país ou unicamente conforme os gostos particulares de cada pessoa.   

No coração da Foz, no Porto, o restaurante A Máscara dedica-se, há já muitos anos, à confeção dos famosos fondues. Os apreciadores, dificilmente poderão encontrar um lugar onde uma refeição deste tipo seja tão bem servida e num ambiente tão próprio, pessoal e atraente. É que se o nome do estabelecimento pode, à partida, despertar por si só alguma curiosidade, esta fica rapidamente desfeita ao primeiro contacto visual com o seu interior. As máscaras (para todos os gostos e com diferentes formatos) estão espalhadas pelas paredes da sala, conferindo um colorido e uma originalidade que tornam o espaço ainda mais apelativo.

Enquanto cartão-de-visita, a decoração ganha imediatamente um ponto a favor. No entanto, e como foi referido, o grande realce vai para os fondues: de frango, boi, porco, salsichas, gambas, polvo, tamboril, etc. A lista é quase infindável e pode adquirir, qualquer que seja a escolha, um sabor adicional pelos molhos, também eles variados e atualizados com frequência, que acompanham o repasto. Tártaro, picante, de natas, de alho, de avelãs ou de cogumelos são, neste aspeto, alguns dos protagonistas a ter em atenção.  

Para fechar, no capítulo das sobremesas, a mousse de maracujá, por exemplo, é uma excelente opção, mas se a intenção for manter uma certa continuidade e fidelização em relação ao prato principal, o fondue de chocolate terá de assumir o destaque. A combinação entre o chocolate quente e a fruta é perfeita. Assim haja desejo, gulodice e barriga para tudo.    

 

Informações gerais:

Nome: A Máscara.

Especialidade: fondue.

Localização: Avenida Brasil, número 308, 4150 – 152 Porto.

Horário de funcionamento: 12:00 – 15:00 e 20:00 – 00:00. Encerra terça ao almoço.

Website: http://www.amascara.pt/


Relacionados

Tão longe, tão perto

Não é à toa que, recorrentemente, o Brasil é referido como sendo o nosso “país...

Continuar a ler Duarte Pernes   15.07.2018

Qualidade da variedade

Há algo tanto em Leça da Palmeira como em Matosinhos que se realça durante todo o...

Continuar a ler Duarte Pernes   11.01.2016

Comentários

Não existem comentários ainda. Porque não ser o primeiro?

Novo comentário