viver

Sete Lições

Renato Ferreira 19.02.2016

Às sextas, às seis...um livro.

A sugestão desta semana é feita por Renato Ferreira.

Resolvi, para a minha estreia no “Às sextas, às seis…um livro.”, sugerir uma obra no campo da Física. Não só porque é uma das minhas paixões (e quem segue com alguma atenção as minhas entradas aqui no site rjp já terá notado), mas porque na semana passada assistimos à veiculação mediática daquela que é considerada uma das principais descobertas científicas das últimas décadas: detetámos ondas gravitacionais.

“Sete Breves Lições de Física” é um pequeno livro do italiano Carlo Rovelli que nos introduz aos muitos mistérios do Universo que ainda temos para desvendar. Como o próprio autor declara logo no início da obra, ela destina-se aos que conhecem pouco a ciência moderna. É uma espécie de introdução, “uma rápida panorâmica” (conforme se pode ler no Preâmbulo) daquilo que a Física do século XX construiu em relação à nossa visão da realidade e que constitui a base a partir da qual os cientistas desta área trabalham nos dias de hoje.

Como não podia deixar de ser, este livro fala-nos sobre a teoria da relatividade de Einstein, sobre a mecânica quântica, os buracos negros, o lugar do ser humano no meio disto tudo e uma das teorias que, atualmente, tenta fazer a síntese das descobertas do século passado: a teoria da gravidade quântica em loop – desenvolvida por Carlo Rovelli e Lee Smolin. Qual é a unidade mínima do espaço? Que “grãos” são esses – se é que existem – e de que forma eles estão ligados/relacionados? Eu sou sincero: (ainda) não sei! Perguntas como esta tentam ser respondidas na teoria da gravidade quântica em loop, que tenta (apenas!) sintetizar/juntar a teoria da relatividade com a mecânica quântica (coisa pouca…).

Portanto, se na semana passada ficou curioso(a) em relação à notícia científica da descoberta de ondas gravitacionais e quer entrar nesta viagem alucinante (e por vezes desconcertante) de tentar perceber, afinal, em que “casa” (o Cosmos) vivemos, pode perfeitamente começar por este livro. Digo eu, que percebo (ainda) muito pouco disto…

Aproveito para deixar aqui também um pequeno vídeo, entre os muitos que podemos encontrar sobre as ondas gravitacionais amplamente divulgadas no passado dia 11 de fevereiro. Constitui, juntamente com o livro sugerido esta semana, apenas um aperitivo no que diz respeito à Física: 

 

 

 

 


Relacionados

O podcast do Renato 3

Episódio nº 3 d'O podcast do Renato

Continuar a ler Renato Ferreira   20.09.2018

Acordos e resultados

Angola e Portugal procuram novos acordos. Falta depois apurar os novos resultados...

Ver vídeo Ricardo Jorge Pinto   18.09.2018

Comentários

Não existem comentários ainda. Porque não ser o primeiro?

Novo comentário