viver

As voltas do amor

Renato Ferreira 11.03.2016

Às sextas, às seis...um livro.

Uma sugestão de Renato Ferreira.

      

 

Jeffrey Eugenides fez 56 anos na passada terça-feira. Esta minha sugestão é uma forma de lhe dar os parabéns (um pouco atrasados) e também de lhe agradecer as horas de prazer que tive ao ler “O Enredo Conjugal”.

Madeleine Hanna, na universidade, prepara uma tese sobre Jane Austen e George Eliot. Esta romântica jovem, que estuda precisamente os desafios intemporais que os corações humanos por vezes têm que ultrapassar, vai defrontar-se, na vida real, com dilemas na sua própria história de vida e nos seus próprios relacionamentos, como não podia deixar de ser. O dilema maior prende-se com o facto de existirem dois rapazes, de diferentes posturas em relação à vida, que se vão atravessar no “caminho”. Um deles é Leonard Bankhead, o outro Mitchell Grammaticus.

Entre a vida universitária e aquilo que se faz da vida quando se sai da universidade, entre viagens longas para tentarmos perceber o sentido que queremos criar para as nossas vidas, passando por doenças que por vezes podem atrapalhar as vontades de nossos corações, este livro é uma tentativa de resposta à(s) pergunta(s): o romance de amor tem ainda lugar no nosso mundo atual? Se sim, onde? Na vida real ou apenas nos livros? Qual será o desfecho da vida destes três jovens adultos? Será o desfecho realmente algo fechado ou eternamente (enquanto a vida dura) aberto?

Este é o terceiro romance de Jeffrey Eugenides. O primeiro, “As virgens suicidas”, de 1993, deu origem a um filme realizado por Sofia Coppola. O segundo, “Middlesex”, de 2002, deu-lhe o Prémio Pulitzer de Ficção. O terceiro, que é a nossa sugestão desta semana, dará horas de prazer a quem se aventurar acreditar ainda nas histórias de amor…

Rui Veloso canta: “Já não há canções de amor / Por não haver quem acredite / Já não há canções de amor / Vou investigar o caso.

Pois bem, quanto a canções não sei. Quanto a livros de amor, aqui está um.

Goste-se ou não do “fim”…

E aqui está um pequeno vídeo com Jeffrey Eugenides a falar sobre “O Enredo Conjugal” (“The Marriage Plot”) e não só:

 

                                    


Relacionados

O podcast do Renato 3

Episódio nº 3 d'O podcast do Renato

Continuar a ler Renato Ferreira   20.09.2018

Acordos e resultados

Angola e Portugal procuram novos acordos. Falta depois apurar os novos resultados...

Ver vídeo Ricardo Jorge Pinto   18.09.2018

Comentários

Não existem comentários ainda. Porque não ser o primeiro?

Novo comentário