viver

A Internet e a Rádio

Rita Silva 17.05.2016

As primeiras emissões radiofónicas em Portugal aconteceram há mais de 80 anos.

Ainda os nossos antepassados não imaginavam o que seria ficar um domingo inteiro no sofá a ver filmes; e a probabilidade de estarem a ler este texto numa rede social era nula, ou quase.

A rádio viu nascer gerações e despertou paixões. A rádio fala com as pessoas e as pessoas falam com a rádio.

A rádio é um jogo sedutor - tentamos decifrar quem está a sussurrar-nos ao ouvido, sempre em tom alegre, mesmo não nos conhecendo.

Com o surgimento da televisão, da internet, e de uma série de ferramentas online pensou-se: “Será que a rádio vai sobreviver?”

A resposta é rápida: “A rádio está viva e recomenda-se!”. A era digital veio permitir um cruzamento de realidades e fez da rádio um novo mundo. Com a radiodifusão digital, já assistimos à passagem das emissões AM (Amplitude Modulada), para FM (Frequência Modulada), mas muito mais está por vir.

A rádio é humana e continua a ser o ombro amigo dos seus ouvintes, mas foi inteligente e isso permitiu explorar. Agora temos rádio online, num smartphone, na televisão; agora a rádio tem imagem; agora conseguimos ouvir aquela entrevista que passou de manhã, quando chegamos a casa com um simples “clique”.

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Internet, portanto, é mais do que pertinente esta reflexão sobre o que mudou e poderá ainda mudar nos meios de comunicação tradicionais. Mas esta análise deve ser feita diariamente por jornalistas, estudantes de comunicação e público em geral, que devem perceber como se adaptar e que ferramentas originadas pelo boom tecnológico estão a ser utilizadas.

Os média reinventam-se a cada instante e permitem aos profissionais e público em geral reinventarem-se. Não foi somente a rádio que viu todo o seu formato (tradicional) ser alterado, também os jornais e a própria televisão. Está prometido que num próximo artigo, mesmo não sendo Dia da Internet, irei escrever sobre o assunto.


Relacionados

2001 - 2017 RIP IMDB Message Board

Depois de 16 anos de sucesso, a secção do IMDB que permitia aos utilizadores...

Continuar a ler   13.02.2017

Bob o reinventor

Bob Dylan reinventa-se e reinventa a sua escrita. A cada momento.

Ver vídeo Ricardo Jorge Pinto   14.10.2016

Comentários

Não existem comentários ainda. Porque não ser o primeiro?

Novo comentário