viver

Livros com música

Renato Ferreira 02.09.2016

Às sextas, às seis...um livro.

Esta semana a sugestão (que é uma pequena lista) é de Renato Ferreira. 

        

Nascidos na década de 40 do século passado. Os 4. Em 41, Bob Dylan; em 42, Paul MacCartney; em 44, Chico Buarque; e em 46, Patti Smith. Esta semana a rubrica podia chamar-se “Às sextas, às seis…quatro livros”, uma vez que decidi incorporar, num só texto/sugestão, quatro livros.

Livros com música dentro. Livros que nos deixam entrar um pouco mais na mente destes músicos. O mais velho (e por isso com direito a foto nesta publicação) e a mais nova têm em comum o facto de terem ido para Nova Iorque por volta dos 20 anos de idade (Dylan em 1961 e Smith em 1966, portanto). Em busca de algo que parece que conseguiram atingir… Ambos aparecem aqui com livros de memórias lançados quando ambos tinham à volta dos 63 anos: Bob Dylan lançou as suas "Crónicas – volume I" em 2004, e Patti Smith lançou o “Apenas Miúdos” no início de 2010. Nestes dois livros “entramos” de uma forma mais direta na vida deles. Isto porque os outros dois livros aqui sugeridos/indicados são: a) uma biografia, ou melhor, “The Biography”, de Paul MacCartney, escrita por Philip Norman (que já tinha escrito uma biografia dos Beatles, para além de uma dos Rolling Stones, do Mick Jagger, John Lennon e Elton John); e b) um conjunto de histórias que estão na base de algumas das maiores composições de Chico Buarque, escritas por um amigo dele – Wagner Homem -, livro chamado “Chico Buarque – Histórias de Canções”.

Em 4 livros, 3 formas de nos aproximarmos de quem conhecíamos “só” através das músicas (ou esporadicamente de algumas entrevistas feitas) – sendo que esta frase é válida para quem não os conhece pessoalmente, obviamente.

Se eu tivesse adiado a escrita e publicação deste texto um mês, podia entrar nesta lista – também nascido na década de 40 do século passado (em 49) – o Bruce Springsteen, que vai lançar uma autobiografia - “Born To Run” - em finais de Setembro. Certamente existirão outras possibilidades para esta lista. Sintam-se à vontade para as referir nos comentários (quer aqui no site quer no facebook do rjp). Critérios: livros sobre (ou de) cantautores da década de 40 do século XX.

Um abraço e boas leituras!

Renato Ferreira.


Relacionados

Agradar

Poderá o PS não sair prejudicado pelas divisões sobre o tema das touradas? Tudo...

Ver vídeo Ricardo Jorge Pinto   16.11.2018

Surpresas

Costa diz-se surpreendido por decisão da bancada parlamentar do PS sobre a tourada....

Ver vídeo Ricardo Jorge Pinto   16.11.2018

Comentários

Não existem comentários ainda. Porque não ser o primeiro?

Novo comentário