viver

Rumos dos Média

Renato Ferreira 30.09.2016

Às sextas, às seis...um livro.

Esta semana a sugestão é de Renato Ferreira.

É um estudo prospectivo para 5 anos, sendo que já estamos a viver esse período de que o livro fala: 2015-2020. Neste livro – “Modelos de Negócio e Comunicação Social” – encontramos, para além de um diagnóstico da realidade dos media em Portugal, uma perspectiva da evolução do setor onde não falta uma identificação das mudanças que a prática jornalística sofre(rá).

Este estudo resultou de uma parceria entre a ERC e o mundo universitário. Mais concretamente foi coordenado por Carlos Magno (Presidente da ERC), Tânia de Morais Soares (Diretora de Análise de Media da ERC) e Gustavo Cardoso (investigador e docente do ISCTE-IUL). Fruto de dados obtidos através de inquéritos e análise de relatórios, este livro tem também como matéria-prima entrevistas a personalidades bem conhecidas do mundo da comunicação social portuguesa.

É um livro para todos aqueles que têm a responsabilidade de pensar o jornalismo (e os media), quer na vertente do seu valor social – vital para a democracia – quer na sua vertente económica – vital para a sobrevivência das redações. Poderá fornecer pistas importantes para os atores que já estão no mercado mas também para todos aqueles que têm vontade de para lá ir – estudantes de Ciências da Comunicação, por exemplo, que tenham vontade de ingressar num órgão de comunicação social ou que estejam mesmo a pensar em criar uma start-up jornalística.

Se ler e gostar deste livro pode continuar a sua reflexão sobre este tema (que pode ou não ser crucial na hora da ação) lendo, por exemplo, o “Salvar os Média” da economista francesa Julia Cagé, que propõe um novo modelo de sociedade de media nesta era digital.

Renato Ferreira.


Relacionados

O podcast do Renato 3

Episódio nº 3 d'O podcast do Renato

Continuar a ler Renato Ferreira   20.09.2018

Acordos e resultados

Angola e Portugal procuram novos acordos. Falta depois apurar os novos resultados...

Ver vídeo Ricardo Jorge Pinto   18.09.2018

Comentários

Não existem comentários ainda. Porque não ser o primeiro?

Novo comentário