viver

Rumos dos Média

Renato Ferreira 30.09.2016

Às sextas, às seis...um livro.

Esta semana a sugestão é de Renato Ferreira.

É um estudo prospectivo para 5 anos, sendo que já estamos a viver esse período de que o livro fala: 2015-2020. Neste livro – “Modelos de Negócio e Comunicação Social” – encontramos, para além de um diagnóstico da realidade dos media em Portugal, uma perspectiva da evolução do setor onde não falta uma identificação das mudanças que a prática jornalística sofre(rá).

Este estudo resultou de uma parceria entre a ERC e o mundo universitário. Mais concretamente foi coordenado por Carlos Magno (Presidente da ERC), Tânia de Morais Soares (Diretora de Análise de Media da ERC) e Gustavo Cardoso (investigador e docente do ISCTE-IUL). Fruto de dados obtidos através de inquéritos e análise de relatórios, este livro tem também como matéria-prima entrevistas a personalidades bem conhecidas do mundo da comunicação social portuguesa.

É um livro para todos aqueles que têm a responsabilidade de pensar o jornalismo (e os media), quer na vertente do seu valor social – vital para a democracia – quer na sua vertente económica – vital para a sobrevivência das redações. Poderá fornecer pistas importantes para os atores que já estão no mercado mas também para todos aqueles que têm vontade de para lá ir – estudantes de Ciências da Comunicação, por exemplo, que tenham vontade de ingressar num órgão de comunicação social ou que estejam mesmo a pensar em criar uma start-up jornalística.

Se ler e gostar deste livro pode continuar a sua reflexão sobre este tema (que pode ou não ser crucial na hora da ação) lendo, por exemplo, o “Salvar os Média” da economista francesa Julia Cagé, que propõe um novo modelo de sociedade de media nesta era digital.

Renato Ferreira.


Relacionados

Portugal profundo

Por vezes, nos sítios mais recônditos do nosso país escondem-se autênticas...

Continuar a ler Duarte Pernes   13.01.2019

O podcast do Renato 7

Episódio nº 7 d' O podcast do Renato. Follow the Star.

Continuar a ler Renato Ferreira   13.01.2019

Comentários

Não existem comentários ainda. Porque não ser o primeiro?

Novo comentário