viver

4 3 2 1...

Renato Ferreira 27.12.2016

Boa noite. Saudades minhas? Claro que não, eu sei. Mas mesmo assim cá estou eu com aquele que provavelmente será o meu último texto de 2016 aqui no site rjp. 4 3 2 1 é o título do novo livro de Paul Auster que sairá para as livrarias em 2017. Título que também serve bem para esta época (e dia) do ano – faltam 4 dias para fazermos a contagem decrescente para entrada no novo ano. Resolvi escrever este pequeno texto para me despedir deste ano que agora acaba, lembrando alguns factos dele.

Fevereiro de 2016, por exemplo, foi um bom mês para mim no que diz respeito às minhas contribuições para este site. Nos primeiros dias desse mês, tive o prazer de conversar com o professor Orfeu Bertolami sobre tópicos que desde há muito me fascinam (tudo o que tenha a ver com o espaço/cosmologia/física) e também tive oportunidade de conversar com os The Acoustic Foundation (por falar em espaço, lembrei-me do Elon Musk – se quer ler uma biografia, uma das sugestões que tenho para lhe dar é ‘Elon Musk – o génio que está a inventar o nosso futuro’, a biografia oficial do homem que, entre outras coisas, quer levar-nos para Marte - o professor Orfeu Bertolami aconselhou-nos, em fevereiro, a tentarmos primeiro a lua - e que quer abrir uma grande fábrica na Europa que ainda pode muito bem ser em Portugal; por falar em The Acoustic Foundation, já têm novo videoclip disponível - aqui:https://www.youtube.com/watch?v=NGCwArd8DlY).

Este 2016 foi também ano de “Às sextas, às seis…um livro” e “Às terças, às três…uma música”. Foi um prazer escolher livros e músicas (e escrever um pouco sobre eles e elas) para os sugerir aqui no rjp. Aproveito para agradecer a todos os que amavelmente aceitaram o convite para contribuir para estas duas rubricas. Ficou a faltar a “Às quartas, às quatro…um filme”, mas pode bem ser que seja até uma ideia para 2017…

2016 foi ano de ‘Calmo Desespero’ – um livro escrito a muitas mãos pela equipa rjp que, actualizemos factos, pode ainda vir a ser um livro nas suas mãos, caro leitor, muito brevemente (esperemos que sim). Posso adiantar-vos (ou relembrar-vos) que a escrita continuou para além do que publicámos no site, e que a história aproxima-se a passos (e batidas no teclado dos pc´s) largos do fim…

2016 foi ano de…deixam-me cá ver…muitas outras coisas: textos, vídeos, opiniões, factos, alegrias e tristezas, altos (montanhas) e baixos (vales), sem esquecer as planícies e acontecimentos bizarros (tipo um cantautor chamado Renato Ferreira insistir em lançar músicas quando os críticos mais reputados nacional e internacionalmente o aconselharam a não o fazer - poderão perceber o porquê deste conselho unânime aqui:https://www.youtube.com/watch?v=hZ228ShDntY ).

Bizarrias à parte, deixem-me transmitir-vos, se não deu para o perceber nos meus textos ao longo do ano, que foi um prazer colaborar com o rjp em 2016. Tenho a intenção de continuar a chatear-vos no próximo ano (e prometo que esta é a única má notícia deste texto que está quase a acabar).

Dentro do possível, votos de um excelente ano de 2017 para todos.

Beijos e abraços. E obrigado.

 


Relacionados

De costas voltadas

Oasis de volta? Ainda não.

Continuar a ler Renato Ferreira   10.08.2018

Letter

Às sextas, às seis...Renato Ferreira...

Continuar a ler Renato Ferreira   13.07.2018

Comentários

Não existem comentários ainda. Porque não ser o primeiro?

Novo comentário