viver

Chocolate QS

Hélia Saraiva 04.02.2017

Adoçar o mês de Fevereiro com - hummmm - chocolates oferecidos, comprados ou liquefeitos em leite propicia que sejamos confrontados com palavras como praliné, nougat ganache, gianduja, marzipan, moc(h)a, entre outras, quando escolhemos um chocolate de qualidade. São vocábulos fetiche que indiciam algumas  das características particulares da guloseima: ingredientes presentes na sua composição; denominação dos frutos secos incorporados, assim como as suas qualidades organolépticas -  aroma, cor e sabor.

 

O deleite sentido durante a sua degustação deve envolver todos os sentidos, favorecendo uma experiência verdadeiramente sensorial, apoiada nos passos cruciais da análise sensorial, para aferir o QS (quociente de sabor) da sua prova de chocolate:

 

1. Contemple a sua cor antes de o levar aos lábios

2. Sinta a  textura entre os dedos

3. Ouça o som da dentada

4. Inebrie-se com a  libertação do(s) odor(es)

5. Deixe-o derreter, sem pressa, sobre a sua língua

 

Pressione o chocolate contra a  céu da sua boca para permitir que o sabor permaneça no seu palato. Despenda de tempo  para  apreciar a lambarice, prolongando a deliciosa experiência.

 

Ficou com água na boca? Na expectativa de a sua resposta ser um achocolatadamente afirmativa, apresentamos três sugestões para os próximos dias:

 

- Aquisição de “ramos” e tronco de uma árvore de chocolate, embalada como um kit, para montar e saborear na companhia dos seus familiares e amigos:

 

http://www.359degres-leblog.fr/wp-content/uploads/2014/12/Chocolat-Alain-Ducasse-Sapin-de-Noel-%C3%A0-monter-@Pierre-Monetta-240x300.jpg

 

 

- Participação e degustação num dos show cookings disponibilizados na Festa do Chocolate, em Matosinhos (4-19 de Fevereiro, no Parque Basílio Teles):

 

http://www.cm-matosinhos.pt/pages/242?news_id=4561

 

- Deslocação a um espaço arquitetural em Lisboa, onde verá a magia do conceito bean-to-bar chocolate, entre muitas outras “chocoprestidigitações” no Chocolate em Lisboa (9- 12 de Fevereiro, no Campo Pequeno): 

 

http://www.ochocolateemlisboa.com/

 

Desejamos-vos um bom fim de semana!


Relacionados

Segurança

Francisco Louçã foi à Convenção do BE dizer que o partido precisa de dar imagem...

Ver vídeo Ricardo Jorge Pinto   11.11.2018

Manjar dos portugueses

Viajar pela A1, seja em que sentido for, pode ter significados e propósitos vários...

Continuar a ler Duarte Pernes   10.11.2018

Comentários

Não existem comentários ainda. Porque não ser o primeiro?

Novo comentário