viver

Caminhos do litoral

Duarte Pernes 01.12.2018

Guetim é uma localidade do litoral português, pertencente ao concelho de Espinho, que, porventura, não dirá grande coisa à maioria dos que lerem o texto que segue nas próximas linhas. Há, porém, algo nesta freguesia, constituída por pouco mais de 1.400 habitantes, a servir de chamariz para muita gente. Chama-se "A Grelha” e, para quem duvida, é só ir ao Google, inserir a palavra “Guetim” na barra de pesquisa e ver as três primeiras sugestões que nos são apresentadas por este motor de busca. São elas as seguintes: espetadas, restaurante, restaurante grelha.

O restaurante A Grelha tornou-se célebre exatamente pelas suas deliciosas espetadas (tanto que, pelas redondezas, há quem lhe queira seguir as pisadas). De lulas e gambas ou só com uma destas duas protagonistas em solitário. O dilema poderá resolvê-lo a seu gosto. Em qualquer dos casos, está garantido o acompanhamento por um molho de alho amanteigado, que é uma autêntica perdição para o paladar, e por uma batata frita que não fica nada a dever ao resto, sendo servida à descrição do apetite de cada um.

No mais, o menu não se cinge às afamadas espetadas, mas claramente são elas a colocar Guetim no mapa gastronómico luso, pelo que merecem também a primazia neste artigo. Se a seguir ainda houver intenção (e gula suficiente) de adoçar o repasto, então a recomendação vai para o bolo de bolacha: cremoso e caseiro, como qualquer especialidade do género deve ser.

Em relação ao estabelecimento propriamente dito, estamos perante um espaço informal e descontraído, amplo o suficiente para os padrões normais, mas curto amiúde para a enorme procura que regista. Ou seja, o melhor mesmo é ligar o GPS e chegar a Guetim, seja ao almoço ou ao jantar, com a brevidade e antecedência possíveis, até porque na Grelha não são aceites reservas de mesa. Em princípio não haverá dificuldades de maior com o estacionamento, já que o restaurante possui parque privativo e há sempre as ruas ao redor que, embora exíguas, costumam ter lugar para acolher os visitantes.

Resta, portanto, renovar o incentivo a uma deslocação até aos arredores de Espinho. Em troca, não duvide o caro leitor que será recompensado na devida proporção da sua fome.


Informações gerais:
Nome: A Grelha.
Especialidade(s): Espetadas de marisco.
Localização: Rua dos Manas, nº 188, 4500-411 Guetim.
Horário de funcionamento: Aberto de segunda a sábado, das 12h00 às 14h30 e das 19h00 às 22h00. Encerra domingo.

 


Relacionados

O TELHEIRO

A luz é amena, o ambiente discreto, o conceito é intimista e os cheiros fazem...

Continuar a ler Liliana Machado   24.11.2018

DE PORTO EM PORTO

Há um ano eu aterrava no Porto! Essa data especial é um bom motivo para marcar a...

Continuar a ler Patricia Weber   17.11.2018

Comentários

Não existem comentários ainda. Porque não ser o primeiro?

Novo comentário