viver

Eu, livros e 2016

Renato Ferreira 31.12.2015

Ano novo, vida nova. No entanto, há algo que transportarei para 2016: a leitura de alguns livros que comecei a ler em 2015 e que ainda não terminei. De seguida, indico três desses livros:

1 – “Subliminar” de Leonard Mlodinow - começo esta lista com um livro da área da ciência; quem lê nesta área da divulgação científica já conhecerá este nome, certamente. Trata-se do co-autor do “O grande desígnio”, que escreveu com Stephen Hawking. Leonard Mlodinow, físico norte-americano, que até já escreveu roteiros para séries como Star Trek ou MacGyver, apresenta-nos neste “Subliminar” um rol extenso de experiências científicas que levam a conclusões por vezes surpreendentes. Com esta leitura ficamos a saber que muitos dos nossos comportamentos e escolhas que fazemos na vida não são afinal tão conscientes quanto isso. Com este livro, sinto que passarei a entender melhor como de facto funciono.

2 – “Being Nixon – A man divided” de Evan Thomas – este na área da política/biografia; para conhecer melhor o 37º presidente dos Estados Unidos da América, Richard Nixon, e tentar seguir ao pormenor a vida de um dos mais paradoxais e enigmáticos políticos da história americana. Uma tentativa de humanizar o único presidente dos EUA a renunciar ao mandato – após o escândalo do Watergate. Ainda não traduzido para português, constitui uma boa oportunidade para eu concretizar um objectivo permanente: estar sempre a ler pelo menos um livro em inglês.

3 – “Cifra” de Mai Jia – na área da ficção/romances; Mai Jia, nascido em 1964 na China, demorou 10 anos a escrever este livro e é, segundo dizem (e eu acredito), um verdadeiro fenómeno literário na China. A história tem como protagonista a personagem Rong Jinzhen – um génio matemático cujo prazer principal na vida é descodificar as cifras mais complexas do mundo da espionagem. Deixo-vos um pequeno vídeo de apresentação deste autor.

 

Boas leituras. Um bom ano de 2016 para si.


Relacionados

Agradar

Poderá o PS não sair prejudicado pelas divisões sobre o tema das touradas? Tudo...

Ver vídeo Ricardo Jorge Pinto   16.11.2018

Surpresas

Costa diz-se surpreendido por decisão da bancada parlamentar do PS sobre a tourada....

Ver vídeo Ricardo Jorge Pinto   16.11.2018

Comentários

Não existem comentários ainda. Porque não ser o primeiro?

Novo comentário