viver

Casa Museu de Vilar

Liliana Machado 22.03.2019

A imagem em movimento em ambiente rural.

 

É impossível falar desta casa sem viajar até à minha infância. Acontece que este museu de cinema de animação é na Casa de Vilar, localizada junto à minha aldeia - hoje vila - mas que mantém a traça catita de uma aldeia dourada pelo sol. A vida acontece por lá, ao ritmo genuíno de quem ama e se orgulha da sua cultura muito própria.

 

A Casa de Vilar é uma casa senhorial do século XIX. Recordo-me que povoava o imaginário infantil toda aquela imponência e beleza da casa que nos fazia sonhar com mundos animados. Quando foi inaugurado o Museu do Cinema de Animação na Casa de Vilar, pensei: “faz tanto sentido”.

 

O projecto é de Abi Feijó e Regina Pessoa e nasce quando Abi herdou a casa dos pais. Como o próprio acabou por confessar, seria um projecto improvável num local improvável. Ou não - digo eu. Sabem quando tudo se une na perfeição? O solar parece ter estado séculos à espera daquele projecto - pareciam estar destinados a serem um do outro, porque tudo nos remete para uma outra dimensão, para a ilusão, para uma película digna de distinção cinematográfica.

 

A sala de entrada conduz-nos até ao chamado Pré cinema, período que antecede a invenção do cinema. A exposição mostra o caminho do cinema e de como funciona a ilusão do movimento através da interactividade.

 

Os desenhos em exposição são das colecções de Abi Feijó e Regina Pessoa, mas não só, também de Normand Roger e Marcy Page, um casal canadiano de músicos e produtores de cinema que partilha, não só a casa, mas também o sonho deste projecto.

 

Além do espólio em exposição, a Casa Museu de Vilar oferece muitas outras actividades como workshops; Lanternas Mágicas; Filmes de Animação; Conferências; Oficinas e tantas outras acções. Parte dessas oficinas acontecem em ambiente escolar, em parceria com diversas escolas, não só do concelho de Lousada (onde está inserido) como nos concelhos vizinhos e também no grande Porto. A exposição recebe visitas não só nacionais, mas também internacionais.

 

A visita à Casa Museu de Vilar é mais do que uma viagem pelo cinema de animação ou pelo Pré cinema… é entrar pelo portão do tempo, onde as paredes e salas desta casa secular têm histórias do cinema para contar, através da imagem animada.

 

E pudessem as palavras expressar a experiência e esta publicação seria muito mais rica.

 

Casa Museu de Vilar

Rua Rui Feijó, 921

6620-890 Vilar do Torno e Alentém - Lousada

Telefone: 936275674

Email: casamuseudevilar@gmail.com

http://www.casamuseudevilar.org/

 

 

 

 

 


Relacionados

Ouçam, 'Phoenix'

'Phoenix', aprendam a ouvir. Foi assim que idealizei o título para este artigo que...

Continuar a ler Ana Marinho da Silva   06.10.2019

Coligações

A Europa está cheia de governos de coligações. PSD e CDS admitem agora que também...

Ver vídeo Ricardo Jorge Pinto   30.08.2019

Comentários

Não existem comentários ainda. Porque não ser o primeiro?

Novo comentário